Home / Angola / Economia AO / Cerveja Cuca chega a Moçambique

Cerveja Cuca chega a Moçambique

A cerveja Cuca a empresa moçambicana Moz Bebidas assinaram na manhã desta Sexta-feira um acordo que permitirá a exportação da bebida angolana para Moçambique. O acto teve lugar na fábrica da cerveja Cuca em Luanda.

O acordo insere-se no plano de exportação da marca, que tem como objectivo de expandir e internacionalizar os produtos angolanos, bem como dinamizar o crescimento da economia dando valor e intensificando a produção nacional, refere em comunicado.

A assinatura do acordo acontece num dos “melhores momentos da marca”, que foi considerada a cerveja mais consumida em Angola e a cerveja com maior notoriedade, de acordo com um estudo da Marktest Angola. A Cuca é uma das marcas que mais contribui para os resultados do grupo, pela sua qualidade e sabor, sabor esse que o se pretende dar a conhecer a outros países.

“Este é um momento histórico, não apenas pelas relações que os dois países têm, mais também, pelo impacto que esta parceria vem trazer para a economia de ambos. O reconhecimento da qualidade dos produtos nacionais através da internacionalização é uma das apostas da recuperação da economia. A cuca hoje é já uma referência no mercado internacional, já que temos tido varias abordagens de diferentes países que procuram importar o nosso produto”, refere Philippe Frederic. administrador delegado do Grupo Castel Angola.

O plano de exportação da cerveja Cuca é já uma realidade para países como Portugal, São Tomé e Príncipe‎ e China. Em 2014 a “cerveja de todos os angolanos” conheceu a primeira exportação para Portugal, seguindo-se os acordos com os outros países.

Sobre a Cuca: 

Cuca ou Cuca BGI é uma marca de cerveja fabricada pela Companhia União de Cervejas de Angola, pertencente ao Grupo Castel Angola. A cerveja Cuca nasceu no ano de 1947, sob a designação CUCA – Companhia União de Cervejas de Angola, com um capital de 5 mil contos, sendo uma empresa filha da Central de Cervejas portuguesa.

Em 1976 foi nacionalizada, após a tomada de posse da Comissão de Reestruturação do sector cervejeiro. É fabricada em Luanda e na Catumbela, no município do Lobito, na província de Benguela. A produção em Benguela ascende às 60 mil grades por dia.

pub