Home / Comunidades Emigrantes / Cidade francesa de Créteil vai homenagear Portugal

Cidade francesa de Créteil vai homenagear Portugal

A cidade francesa de Créteil, nos arredores de Paris, vai homenagear Portugal este mês num festival com música, cinema, dança, conferências e gastronomia, disse à Lusa fonte da organização.

“Todos os anos focamo-nos num país para revelar a riqueza da criação musical dos quatro cantos do mundo. Este ano escolhemos Portugal porque em Créteil há uma grande comunidade portuguesa, o conhecido clube de futebol Créteil-Lusitanos e está a considerar-se a possibilidade de fazer uma geminação entre a cidade de Créteil e Loulé”, explicou o codiretor do festival Abdellah Daoudi.

O também diretor da Maison de la Solidarité, que organiza o ‘Festival Escales – Cultures et Musiques du Monde’ com o Conservatório de Créteil, referiu que a sétima edição desta iniciativa realiza-se de 12 a 19 de maio e a 26 de maio.

Ao longo do festival, o Conservatoire à Rayonnement Régional Marcel Dadi vai ter patente uma exposição com poemas de António Aleixo.

No âmbito da programação, a Mediateca Nelson Mandela vai colocar em destaque a coleção de arquivos sobre Portugal, na feira “Marché du vieux Créteil”, há danças e música tradicional portuguesa e vai ser exibido o documentário “Os Cantadores de Paris” de Tiago Pereira, sobre um grupo internacional de cante alentejano em Paris que, no final, vai interpretar algumas músicas.

O fado também vai estar em destaque com um concerto da fadista Tereza Carvalho e uma conferência sobre “O Fado: das tascas às grandes salas de concerto, dois séculos de aventura”, animada por Jean-Luc Gonneau, um parisiense que há 40 anos se dedica à história do fado e que vai lançar, em breve, o livro “La véritable histoire inventée du Fado”.

A 16 de maio, na Mediateca Nelson Mandela, há uma sessão de contos bilingues para crianças até aos três anos e as associações ‘Maison Pour Tous des Bleuets’ e a ‘Maison de la Solidarité’ vão organizar atividades em torno do futebol, depois da vitória de Portugal em França no Euro 2016, além de mais um concerto de fado com a cantora Bévinda no conservatório da cidade.

O programa prevê ainda, a 17 de maio, uma conferência sobre a história da música portuguesa, um grupo de alunos vai interpretar um repertório para guitarra portuguesa e, no dia seguinte, vai ser exibido o filme ‘Menina’ da realizadora lusodescendente Cristina Pinheiro, no Cinéma du Palais.

A 19 de maio, há um concerto do músico Dan Inger dos Santos e um espetáculo do fadista Duarte.

No último dia, na Mediateca Nelson Mandela, vai ser projetado o filme “Os Emigrantes”, de José Vieira, e há um concerto de fado com o músico Philippe de Sousa.

pub