Home / Mundo / Grécia usa drones para combater a fuga aos impostos. E já está a lucrar com isso

Grécia usa drones para combater a fuga aos impostos. E já está a lucrar com isso

Numa experiência pioneira, as aeronaves sobrevoaram barcos que transportavam turistas.

Num país como a Grécia, onde a fuga aos impostos é há muito um problema sério, as autoridades por vezes são estimuladas a experimentar soluções novas. Agora foram os drones. A semana passada, durante um dia, drones sobrevoaram a ilha de Santorini, um paraíso de origem de origem vulcânica que é visitado diariamente por milhares de turistas.

O verdadeiro alvo eram os barcos que os levam até lá. Um representante dos serviços fiscais explicou: “Usámos drones pela primeira vez numa base experimental para fiscalizar quantos turistas havia a bordo. Os resultados foram excelentes”.

A seguir aos drones apareceram os inspetores. Comparando o número estimado de turistas com o número de recibos efetivamente emitidos, verificou-se que o fisco tinha ficado sem 25 mil euros. Mais as multas que os operadores vão ter de pagar.

Se as próximas tentativas forem igualmente lucrativas, não só terá aparecido um novo instrumento eficaz para combater a evasão fiscal, como poderá abrir-se caminho a outras soluções de alta tecnologia nessa área. A Grécia recebe mais de 27 mil turistas anualmente.

pub