Home / Moçambique / Moçambique e Venezuela eliminam vistos diplomáticos e de serviço

Moçambique e Venezuela eliminam vistos diplomáticos e de serviço

Os governos de Moçambique e da Venezuela assinaram um acordo de isenção de vistos para as áreas diplomática e de serviço, anunciou hoje a imprensa moçambicana.

O entendimento foi rubricado quarta-feira em Maputo pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Alberto Arraeza Montserrat.

“Estes actos constituem uma plataforma para a promoção de intercâmbio e facilitação dos nacionais dos dois países”, afirmou José Pacheco, após a assinatura do acordo.

O entendimento, prosseguiu, será indispensável para o incentivo das trocas comerciais e dinamização da cooperação económica bilateral.

Por seu turno, Alberto Arraeza Montserrat realçou que Moçambique e Venezuela têm um enorme potencial para cooperar, assinalando as semelhanças que há entre os dois países.

“Moçambique e Venezuela têm muitas semelhanças no clima, população e nas potencialidades”, declarou Montserrat.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano disse que o seu país está disposto a colocar a sua experiência de 100 anos na exploração dos hidrocarbonetos ao serviço da cooperação com Moçambique, tendo em conta que o país africano vai entrar na fase de produção intensiva de gás natural e começou a produzir carvão.

pub