Home / Angola / Angola: Sonangol em dificuldades financeiras

Angola: Sonangol em dificuldades financeiras

No âmbito do seu plano de desenvolvimento para os próximos anos, o governo angolano pretende reestruturar a petrolífera Sonangol que atravessa graves dificuldades financeiras, estando prevista a injecção de quase 44 milhões de euros para tentar salvar a empresa.

O Estado angolano vai gastar 43,85 milhões de euros com a consultoria de apoio à regeneração da petrolífera estatal Sonangol.

O Governo justifica a despesa e o procedimento de contratação simplificado dos serviços para contratar uma empresa que possa suportar o processo de regeneração.

Recorde-se que esse processo integra o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

De notar que desde a chegada ao poder de João Lourenço, a petrolífera estatal tem sido alvo de várias alterações.

João Lourenço afirmou noutra altura que o plano de reestruturação da Sonangol tem como principal objectivo concentrar a atividade da empresa no petróleo e no gás.

Angola registou uma quebra de 340 milhões de dólares, cerca de 300 milhões de euros, na comercialização do petróleo bruto no terceiro trimestre de 2018.

A China continua a ser o principal destino do petróleo exportado em Angola, absorvendo cerca de 56% do crude angolano, à frente da Índia, com cerca de 12%.

pub