Home / Portugal / Economia PT / Há pré-acordo na Autoeuropa. Salários aumentam 2,9%

Há pré-acordo na Autoeuropa. Salários aumentam 2,9%

A administração da Autoeuropa chegou a um pré-acordo de princípio com a comissão de trabalhadores. Os salários sobem 2,9% por ano até 2020 e o trabalho ao sábado e domingo será pago a duplicar.

À luz do acordo, que ainda tem de ser votado pelos 5.700 trabalhadores da empresa entre 5 e 9 de novembro, o trabalho ao fim de semana passa a ser pago a 100% já a partir de novembro e, nos anos de 2019 e 2020, o aumento de salários será de 2,9%. A administração aceita ainda que mais 300 operários passam aos quadros da empresa.

No caderno reivindicativo que entregou à administração da empresa, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa reclamava um aumento mínimo de 36 euros e a passagem de 400 trabalhadores contratados a efetivos mas, ainda assim, para o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, este é “um ótimo acordo”.

A administração da Autoeuropa só deverá fazer qualquer comentário depois da votação do pré-acordo laboral nas reuniões plenárias de trabalhadores, que deverão realizar-se na primeira semana de novembro.

O pré-acordo sobre os aumentos salariais, agora alcançado, encerra um período longo de negociações e afasta o risco de conflito laboral na empresa.

pub